ALFABETIZAÇÃO: 4 atividades de correspondência fonológica para usar e se basear



   Durante os curso de Alfabetização e Letramento do PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa) um tema pouco conhecido e falado na Educação, até então, ganhou destaque: a correspondência fonológica. Os jogos da "caixa amarela" enviada às escolas públicas pelo MEC alguns anos anteriores trabalham com essa proposta e exploram as habilidades que a correspondência fonológica tem para que os alunos se alfabetizem com mais qualidade. Porém, há ainda pouco material disponível com atividades um pouco mais objetivas e que se baseiam nessas habilidades. Diante na necessidade no início deste ano (em que assumi uma turma de 1º ano/Ciclo Inicial) produzi algumas atividades simples para poder trabalhar estas questões. E agora compartilho aqui para que muitos possam usar e a partir delas, criar também! Espero que aproveite!



  As atividades postadas abaixo contemplam algumas habilidades essenciais para a realização da correspondência fonológica durante o processo de alfabetização. Foram inspiradas nos Jogos do PNAIC (Caixa Amarela) que, a cada jogo, explora uma habilidade. Mas antes, quero dar uma rápida introduzida no assunto (e prometo me aprofundar logo mais) para situar quem de repente não teve acesso ao curso ou material de formação do PACTO. Devo dizer que o PNAIC revolucionou minha vida e minha formação didática é outra depois dos cursos.


O que é correspondência fonológica?

   Segundo Flavia Lopes, em seu artigo "O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização" é possível dizer que:


   A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas (Bryant &Bradley, 1985). Fazendo parte do processamento fonológico, que se refere às operações mentais de processamento de informação baseadas na estrutura fonológica da linguagem oral. Assim, a consciência fonológica refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular tais segmentos, e se desenvolve gradualmente à medida que a criança vai tomando consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis (Capovilla &Capovilla, 2000b).

 Quais são as habilidades da correspondência fonológica?

   São diversas, mas as que posso dar um grande foco e dizer de um grosso modo são:

  • Saber a quantidade de sílabas que uma palavra possui
  • Saber que palavras diferentes podem ter os mesmos "sons" no seu início e/ou final
  • Saber que os sons parecidos podem compartilhar da mesma ou semelhante grafia 

   Desta maneira, estas três habilidades já dão conta de muita coisa. Há outras competências por vir e até termos mais técnicos para dizê-las, mas deixarei para outro momento.
   Estas habilidades, muitas vezes, podem ser conquistadas oralmente. Tanto por meio de jogos como reflexões orais com algum escriba experiente. Porém, em algum momento deve ser necessário que se relacione a oralidade à escrita, já que algumas crianças conquistam estas habilidades oralmente mas não as usam na hora de escrever. Para isso, as atividades abaixo devem ajudar.

Atividade 1
   

   Esta atividade tem por objetivo principal ensinar aos alunos que palavras diferentes compartilham do mesmo som inicial, portanto, podem começar com a letra A (digo podem porque há palavras com som de A no início mas que se iniciam com H, ex.: harpa). Depois, sugiro que coletivamente contem quantas sílabas têm cada palavra e se faz um exercício de atribuir uma bolinha para "cada vez que se mexe a boca" na hora em que se fala. Outra habilidade aí: segmentação de sílabas. Além do mais, já dá pra ir introduzindo o alfabeto e promover o conhecimento das letras. O uso das vogais quando estão na hipótese pré-silábica torna mais fácil essa percepção.

Atividade 2 


   Esta atividade já começa a fazê-los perceber também os sons iniciais das palavras, mas já se propõe outros fonemas que não se limitam apenas às vogais.

Atividade 3



    Esta atividade promove a quantificação de sílabas e estabelece relações entre palavras diferentes. Eu costumo ensinar contando as sílabas nos dedos, mas há alguns que tem uma dificuldade "motora" (este movimento de levantar um dedo de cada vez ainda é um pouco difícil, mas o aluno sabe contar). Neste caso, dá pra oferecer alguns objetos para o aluno ir separando conforme conta as sílabas, assim, ele consegue realizar a atividade.

Atividade 4

   Esta na verdade é uma proposta de sondagem para avaliar como estão lidando com as habilidades. Faça o download da sondagem para alterar meu nome e etc clicando aqui.

*   *   *

   Bem, a partir destas acredito que há muito o que produzir! As atividades estão duplicadas para economizarmos folhas (Hahahahaha!). Caso consiga elaborar outras versões e adaptações, compartilhe com a gente. E se aplicar, dê um relato dizendo como foi nos comentários. Isso me ajuda muito! 

Esses e outros abraços!


REFERÊNCIA

Flavia Lopes em "O desenvolvimento da consciência fonológica e a importância de seu desenvolvimento na alfabetização", Universidade São Francisco. Disponível em Scielo.br. Acessado em 2015.

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