RESENHA: O diálogo entre o ensino e a aprendizagem de Telma Weisz


    Para a primeira resenha de livros sobre Educação do ano de 2016 elegi esta agradável obra de Telma Weisz, indicado há algum tempo pela formadora Alfredina Nery. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem é um ótimo livro para entender e embasar discussões sobre os caminhos da Educação atual. Neste post, destaco os principais pontos deste livro enriquecedor. Boa leitura!


    O diálogo entre o ensino e a aprendizagem compõe uma série de livros lançados pela Editora Ática sob o nome de Palavra de Professor. Junto a este título, compõe a série outros livros com grandes nomes da Educação brasileira como Artur Gomes de Morais, Yves de La Taille e Nelio Bizzo escrevendo sobre temas como o ensino de ortografia e ciências e também sobre as dimensões educacionais do limite. De maneira objetiva, com poucas páginas e uma boa qualidade editorial, a série é altamente recomendada para repertoriar pautas formativas e servir de referência nos trabalhos pedagógicos.

SOBRE A AUTORA


    Telma Weisz é uma das grandes pesquisadoras, formadoras e colaboradoras sobre educação do Brasil nos últimos anos. Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, participou efetivamente da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa Nacional de Professores Alfabetizadores (PROFA) em 2001. Constam eu seu currículo também colaborações no Programa Ler e Escrever da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e no Letra e Vida. Também coordena e ministra cursos de pós-graduação no Instituto Vera Cruz em São Paulo, SP.

O LIVRO, A OBRA

    

    Em síntese, o livro se dá como uma grande aula leve e proveitosa sobre as diversas questões que permeiam nosso trabalho de ensinar. Telma insere diversos relatos sobre sua própria prática enquanto professora e todo o caminho que percorreu para entender como o trabalho pedagógico deve ser funcional, prático e de qualidade. 
    É muito interessante quando ela relata sobre as primeiras turmas com quem lecionou na década de 60. Período em que as novas tendências educacionais eram novidades e o conhecimento pedagógico que se tem acesso hoje, era muito menos divulgado. A autora é sempre franca e me impressionei ao saber que após sua experiência como docente, Weisz fica completamente frustrada com a educação e se afasta por alguns anos da área. Logo mais, ela então volta disposta a pesquisar e entender melhor esse contexto para se tornar um agente de transformação na docência. 
    O primeiro capítulo do livro, chamado de "Meu batismo de fogo" conta toda essa trajetória. Designada para trabalhar com uma turma de alunos entre 11 e 12, em uma 2ª série (cujos alunos já teriam sido reprovados diversas vezes e só passaram para o ano seguinte a partir de um decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro na época) com 45 alunos (!). Muito curioso que, embora muitas mudanças houveram de mais de quarenta anos para cá, muitos dilemas educacionais ainda persistem na segunda década do século XXI. Mas confortante é ver o caminho que Telma percorre após suas primeiras impressões.
    No capítulo dois, Weisz já nos mostra como sua visão sobre educação mudou após o tempo de afastamento da área e seu retorno com pesquisas e estudos. Ao longo dos textos que compõe o capítulo, Telma traz pontos históricos da educação que foram influenciando as tendências pedagógicas. Como sua maior formação é nas questões de linguagem, Telma explica as contradições dos métodos "tradicionais" de alfabetização e como a Psicogênese da Língua Escrita, divulgada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, mudaram de vez o que se pensava sobre os caminhos que as crianças percorrem ao longo do processo de alfabetização.
     A partir de então, a autora faz apontamentos sobre diversas habilidades que um professor profissional precisa ter e desenvolver para alcançar a eficácia de sua prática. As concepções construtivistas e a importância de valorizar as informações que os alunos já têm sobre os conteúdos estudados na escola, para depois então tratá-los de formas mais adequadas, ganham destaques sempre subsidiados por relatos de professores em atividade e também citações de obras dos pensadores que fundamentam as ideias. 
     Gosto do capítulo cinco: "Como fazer o conhecimento do aluno avançar". Nesta parte, Weisz escreve situações, dicas e concepções que muito podem nos ajudar. Ela parte do princípio de que há a necessidade de se favorecer boas situações de aprendizagem. Cito aqui quatro situações e a autora evidencia:
Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
  • os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
  • os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir;
  • a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;
  • o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
   

    Acredito que alguns leitores poderão achar os tópicos genéricos, sem instrução do caminho a percorrer e de como realmente aplicá-los. Da forma como eu entendo, penso que é muito produtivo quando além de ensinar algum conteúdo, é interessante que hajam situações em que esse ensinamento possa ser aplicado. Muito mais que copiar um texto sobre o desperdício da água, seria mais rico depois do registro deste texto pensar, por exemplo, em uma ação que possa ajudar efetivamente no combate ao desperdício. Mesmo que a ação não possa ser efetivada, mas se houve discussões, reflexões e estratégias, temos um conhecimento validado.
    Para não ficar apenas em cima da teoria, Telma vai relacionando as premissas teóricas à experiências práticas de forma que as coisas se tornam mais acessíveis e confortantes a quem lê.
    Além de temas como situações de aprendizagem, avaliações e procedimentos vão ganhando espaço durante todo o livro. 
    Weisz conclui a obra enfatizando a importância da reflexão em cima da própria prática. Os registros e relatos de cada professor são materiais importantíssimos para verificar em que ponto os processos de ensino e aprendizagem estão. Comparar nossos relatos com as teorias ajuda a relacionar quais ações nossas vão de encontro à pedagogia que tanto pregamos e quais práticas é interessante se aprofundar para encontrar resultados melhores.
    Uma leitura fácil e agradável que não se limita a artigos de divulgação científica que muitas vezes desmotivam a leitura. É um livro essencial para todos os docentes comprometidos com uma educação de qualidade, além de servir de referência para coordenadores, diretores, orientadores, supervisores e formadores de professores. Vale a pena o investimento!

INFO


O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Telma Weisz com Ana Sanchez
Série Palavra de Professor
Editora Ática
$ 47,20 na Saraiva

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Esses e outros abraços!

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