Planejar aulas, dominar conteúdos e estratégias de ensino, gerenciar o tempo e o comportamento dos alunos, avaliar a aprendizagem, pesquisar temas científicos, sociais e psicológicos. Essas são algumas das muitas atividades e competências que um profissional da Educação deve ter. A lista está completa? Claro que não. Aprendemos tudo na graduação? Não. Nos cursos de formação? Também não. Há conhecimentos que, geralmente, apenas temos acesso na pura prática profissional. Uma delas é a "diplomacia pedagógica". Termo inventado por mim para definir a habilidade que docentes devem ter nas relações com os pares envolvidos no processo de escolarização das pessoas: alunos, famílias, comunidades e profissionais. A "diplomacia" é exercida em várias ações e uma delas é o recurso muito popular na rotina da escola: os bilhetes. No entanto, o bilhete garante a eficácia que se propõe quando se escreve? Ele resolve os problemas? O que deve conter em um bilhete enviado às famílias para que seja um agente construtivo e não destrutivo? Para pensar sobre isso, continue lendo o post. Boa leitura!
BILHETES ESCOLARES: Como garantir a eficácia na comunicação com as famílias?
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Marcadores:
Alunos,
Artigos,
Educação,
Gestão de Sala,
Indisciplina
ESPECIAL AFRICANIDADES (PARTE 2): 5 atividades para valorização da cultura afro-brasileira
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Seguindo a proposta para o mês de Novembro, o Desordem Natural continua com a série de posts ESPECIAL AFRICANIDADES. Nesta segunda parte, cinco sugestões de atividades foram reunidas para aplicar com os alunos até o fim do mês. O grande objetivo dessas práticas é a valorização da cultura afro-brasileira. Atividades em sala, jogos, músicas e dinâmicas para compor o planejamento, enriquecer algum projeto e ampliar o repertório dos profissionais da Educação. Boa leitura!
Marcadores:
Africanidades,
Atividades,
Educação,
Lista
ESPECIAL AFRICANIDADES (PARTE 1): 10 livros infantis para refletir sobre as relações étnico-raciais
sábado, 7 de novembro de 2015
O mês de novembro é fortemente marcado nas escolas pelas datas da Proclamação da República (15), dia da Bandeira (19) e da Consciência Negra (20). Nos últimos anos o mês 11 é também chamado de "Novembro Negro": tempo de parar para pensar e refletir sobre as relações étnico-raciais do país, sobre o racismo, o preconceito e a discriminação de negros e afrodescendentes bem como grande parte da cultura brasileira que tem origens africanas. Eu acredito que não há datas para se pensar sobre direitos humanos e muitas vezes gosto de fugir do clichê, no entanto, para aproveitar a oportunidade que o mês traz e provoca o Desordem Natural terá uma série de posts com sugestões para se trabalhar e ensinar conteúdos que abordam as relações étnico-raciais e a implementação da Lei Nº 10.639/03 que institui o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas de todo o país. Neste primeiro post vamos começar com a literatura infantil. Boa leitura!
Marcadores:
Africanidades,
Educação,
Lista,
Literatura,
Livros
Assinar:
Postagens (Atom)